skip to Main Content

Simone Mattos — A Nutricoach do emagrecimento definitivo

Simone Heliotropio de Mattos, mais conhecida como Simone Mattos, nasceu no interior de São Paulo, em Birigui, porém foi criada em Taubaté, cidade localizada na região do Vale do Paraíba/SP. Desde jovem, aos 17 anos começou a se apaixonar pelo poder da mente humana e logo em seguida foi para o Rio de Janeiro, estudar Nutrição na UNIRIO. “Confesso que estudei pouco. Naquela época acabei trancando a faculdade e fui trabalhar numa escola de mergulho autônomo, foi quando aprendi meu segundo esporte depois da natação”, declara.

Porém, tudo mudou. Mais de oito anos depois, Simone foi mãe solteira e voltou para Taubaté, lá teve a ajuda de sua mãe para criar a filha. Com uma visão completamente diferente da vida, ela passou no vestibular para a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo — FSP/USP, onde se formou como uma das melhores da turma. Daí em diante, ela não parou mais: “Desde a graduação iniciei meus trabalhos com pesquisa científica e após formada fiz uma especialização lá mesmo e depois um mestrado. Durante o mestrado passei num concurso para professora na UNITAU e comecei a trabalhar lá juntamente ao mestrado na USP.”

Simone Mattos – Foto: Andriex Querido

Hoje, mãe de três filhas de quem se orgulha muito, Simone Mattos é Nutricionista, Coach, Mentora, Palestrante e Professora. Nutricoach oficial do programa F90 — A Fórmula do Emagrecimento Definitivo, ela dedica a sua vida e seu trabalho a ajudar as pessoas a transformarem suas vidas, principalmente por meio da neurociência, coaching nutricional e pessoal.

Conheça mais sobre a vida e a carreira de Simone Mattos em entrevista exclusiva a seguir.

Qual foi o start para você começar a trabalhar com nutrição?
Eu ainda não sabia o que queria fazer aos 17 anos, nessa época era triatleta amadora e foi quando comecei a me interessar por alimentação saudável para a prática esportiva. Lia muitas revistas sobre o tema e quando pesquisei sobre as atividades de um profissional de nutrição, me identifiquei e prestei vestibular para uma universidade pública, passei e iniciei meus estudos no Rio de Janeiro.

Simone Mattos – Foto: Andriex Querido

Qual a influência da sua vida pessoal, na profissional? Como conciliar a maternidade com a carreira?
Eu engravidei pela primeira vez na faculdade, então resolvi trancar os estudos no Rio e voltar para São Paulo para ficar junto da minha família. Fui mãe solteira e dediquei 1 ano da minha vida aos cuidados da minha primeira filha Manuela, que hoje tem 20 anos. Depois dessa fase prestei uma prova de transferência para a USP e consegui passar no segundo ano de tentativa. Foi então que ingressei na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e desde o início já me envolvi na área de pesquisa científica.
Conciliar a maternidade com a carreira não foi fácil. Estudava no ônibus, metrô, finais de semana…, mas descobri em mim uma mulher de 25 anos, muito esforçada, dedicada e me envolvi com afinco nos estudos e fui muito bem. Obviamente que tinha tido ajuda da minha mãe, que foi primordial para eu conseguir me dedicar aos estudos.
Minha segunda gravidez foi também ainda na faculdade, parei por 6 meses e finalizei os estágios e me formei então, depois de muita garra, persistência e resiliência.
Logo que me formei já iniciei meus atendimentos na clínica e como Personal Diet, minha primeira formação. Foi então que me envolvi com atendimentos domiciliares e gastronomia saudável.
Hoje depois de 16 anos, formada, fiz mestrado, diversas especializações e formações, mas sempre contando com a ajuda da minha família, daqui de Saõ Paulo e de Niterói.
Parei uns anos quando me casei pela segunda vez, me separei, voltei novamente para São Paulo e retomei minha carreira como docente em cursos de graduação em nutrição.
Já com três filhas, em 2019 desisti da graduação e descobri o mundo do desenvolvimento humano e a neurociência, com a minha primeira formação em coaching na Sociedade Internacional do Mindset (SIM).
Para minha vida pessoal a formação em coaching, os estudos na área de neurociência e da lei da atração foi um divisor de águas para meu autoconhecimento, autoconexão e aprendi a lidar muito melhor com meus desafios e conseguir criar a realidade que eu quero para minha vida. Hoje posso dizer que sou feliz, grata e encaro todos os problemas numa ótica completamente diferente da Simone antes do coaching.

Dentro de todos os cursos e especializações que vocês fizeram, qual ou o que neles, te fez enxergar a necessidade de criar algo novo?
Depois que me formei como coach, iniciei minhas especializações em emagrecimento e desenvolvimento pessoal. Foi então que fui convidada pelo meu professor de coaching, Edson Burger, presidente da Sociedade Internacional do Mindset, para ser a nutricoach oficial da Fórmula do Emagrecimento Definitivo-F90. Foi quando minha carreira deslanchou no universo do desenvolvimento humano e da nutrição aliada ao coaching. Foi então que meus resultados com meus clientes mudaram completamente porque as estratégias e ferramentas de neuro programação mental aplicadas no emagrecimento proporcionam resultados assertivos e o emagrecimento definitivo. As pessoas querem emagrecer fazendo dietas e exercícios somente, o que dá resultado, mas na maioria das vezes, o reganho de peso ocorre e, nessa altura entra o diferencial da reprogramação mental voltada para o emagrecimento definitivo. E sim! É possível emagrecer com saúde, comendo de acordo com seus hábitos, corrigindo-os de forma leve na vida um estilo de vida saudável graças à reprogramação mental e alimentar. É tudo baseado na mudança de mindset (mentalidade). Hoje meu público é na maioria mulheres que pretendem mudar suas vidas, seja através do emagrecimento, do healthy style ou de qualquer outra área da vida na qual elas sentem necessidade de mudança.

Simone Mattos – Foto: Andriex Querido

O que é efetivamente ser coaching?
O coaching é uma metodologia para a pessoa (o coachee) alcançar resultados, que sozinha ela não consegue atingir, por ferramentas assertivas, práticas e interativas. É como se fosse um acelerador de um objetivo ou resultado que o indivíduo busca. É um processo de ação, onde o coach leva o seu coachee a refletir, definir os planos de ações durante o processo em busca de um objetivo específico, atingível, mensurável e com tempo determinado. É um processo de presente para o futuro que acelera através da interação entre coach/ coachee para o alcance do resultado almejado por ele. O coach é como se fosse a ponte que leva o cliente a atravessar a jornada até o final da mesma, ir de um ponto A (estado atual) a um ponto B (estado desejado). No coaching o agente ativo é o coachee, o coach é um facilitador desse acompanhamento, levando ao próprio coachee a delinear, com a ajuda do coach, o “como” conquistar seu objetivo. O coach não é um profissional que impõe o que o coachee deve fazer, gerando muita confusão na atuação de profissionais de coaching. Os processos nos quais são fornecidas orientações específicas como no nutricoaching é o que chamamos de coaching mentoria, que também gera ótimos resultados.

A profissão do coaching é de extrema importância, porém em alguns momentos acaba sendo tratada como uma profissão trivial. O que você pode dizer sobre esse cenário?
O coaching é uma profissão já bem validada até mesmo na ciência da saúde e do desenvolvimento humano, porém muitas pessoas se dizem profissionais de coaching e não o são. O coaching exige formação em instituições sérias, é um curso longo, complexo e exige prática e principalmente empatia. Muitos coaches tendem a impor o que o coachee deve fazer, e aquilo muitas vezes pode não fazer sentido para ele e o cliente desiste e se desilude com o processo, o que acontece muito atualmente no mercado de trabalho, e isso já aconteceu comigo num processo de coaching que fiz e desisti antes de finalizar as 10 sessões, mas me deu o start para fazer uma formação em coaching. Deve-se ter cuidado em contratar um coach e exigir, sim, certificado de formação para a contratação do mesmo, na minha opinião. É um processo feito em dupla, depende tanto do coach como do coachee para que os resultados delineados nos planos de ações sejam alcançados e para isso ferramentas como Programação Neurolinguística, Inteligência emocional, Análise Comportamental, Lei da Atração, Neurociência são habilidades que um coach deve estudar e aplicar durante os acompanhamentos.
Devido a muitos profissionais não bem capacitados atualmente no mercado, cursos rápidos de coaching sendo vendidos no universo digital, o coach pode ter se tornado banalizado, mas é uma profissão séria e maravilhosa que literalmente transforma vidas, se aplicado corretamente e de forma personalizada. O coaching pode ser aplicado em qualquer área da vida, dependendo do objetivo do coach: carreira, saúde, relacionamentos, finanças, emagrecimento, na área esportiva, enfim, tem um leque de nichos a ser explorado.

Você possui anos de estudo nas áreas em que atua, nutrição e coaching. De que forma, você conecta toda essa sua sabedoria com suas redes sociais?
O meu nicho natural é o coaching nutricional e de saúde, mudança de lifestyle, mas nós que trabalhamos nutrição e principalmente o emagrecimento, muitas vezes percebemos durante o acompanhamento que a “dor” do coachee muitas vezes não é o corpo e sim baixa auto estima, problemas no trabalho, relacionamentos, produtividade, organização, gestão de tempo, que levam o indivíduo a engordar. O que muitas vezes ocorre é eu começar um trabalho com o cliente tendo como objetivo de emagrecer 5, 10 ou 30 kg, a quantidade não importa, mas durante o processo, o objetivo, ou a raiz do problema do emagrecimento é verificada em outras áreas da vida. Dessa forma o acompanhamento que tinha como foco principal o emagrecimento muda, pois outras áreas precisam ser trabalhadas para que o emagrecimento venha como consequência. Dessa forma, o processo de coaching com sua abordagem neurocomportamental é fundamental seja no emagrecimento ou no tratamento de patologias relacionadas à nutrição ou em qualquer outra área da vida. Por isso sempre digo que nós que trabalhamos coaching nutricional trabalhamos todas as áreas da vida no coaching, conhecida como life coaching ou coaching de vida ou coach pessoal.
Eu sempre digo que o emagrecimento é mudança de vida e não somente de um corpo. É isso que procuro passar nas redes sociais que trabalho, por produção de conteúdos digitais, vídeos e lives que realizo constantemente.

Simone Mattos – Foto: Andriex Querido

Você tem um curso, o F90, A Fórmula do Emagrecimento Definitivo. Conta um pouco mais sobre esse projeto.
O F90 é um produto digital criado por Edson Burger através de sua própria experiência com emagrecimento. Ele eliminou 44 kg e então desenvolveu esse programa de emagrecimento. Durante o processo de reformulação da Fórmula F90, fui convidada por ele para ser a nutricoach oficial. Esse programa consiste num processo de 90 dias, onde cada dia um indivíduo recebe um vídeo com orientações para seguir esse processo gradual. Esse processo inclui diversos áudios de neuro programação para literalmente reprogramar a mente “Gorda” para uma mentalidade de “magro”, falando a grosso modo e nunca de forma pejorativa. O processo é dividido em ciclos e os vídeos contém tanto as orientações de mudança de mentalidade quanto dicas sobre alimentação e estilo de vida saudável. Como bônus ainda têm várias aulas minhas sobre como se alimentar para emagrecer, sem fazer nenhuma categoria de dieta, sem deixar de comer o que gosta, obviamente que tudo aliado à reprogramação mental. Eu chamo minhas orientações de reprogramação alimentar porque o indivíduo aprende a se alimentar de uma forma saudável, de uma forma leve já que unimos a mudança da mentalidade, através dos áudios de neuroprogramação aliados às minhas orientações. O programa dura 90 dias e os resultados são incríveis. Conta ainda com um programa de detoxificação (detox) alimentar de 14 dias, elaborado por mim, com todas as orientações, sugestão de cardápio e receitas. Os relatos são impressionantes! Além do emagrecimento as pessoas ganham mais disposição, foco, concentração e a auto-estima se eleva com o emagrecimento que é a consequência do seguimento do passo a passo ensinado por nós.

Qual a maior diferença entre o F90 e uma categoria de dieta?
A diferença é que o F90 trabalha fortemente a reprogramação mental, através da programação neurolinguística (PNL), dos áudios de neuroprogramação para diversas ativações, como ter vontade de comer salada, ter vontade de praticar exercício físico, reduzir vontade de comer doces, criar um mindset de magro entre vários outros. Não tem dieta. Na verdade, dieta é o que se come durante um dia. A palavra dieta comumente é remetida ao regime de emagrecimento por isso não usamos essa palavra. Eu prefiro dizer que é um processo, que realizo tanto no F90 quanto nos meus atendimentos individuais ou nas minhas mentorias em grupo de reprogramação alimentar. O maior diferencial de nosso programa é esse.
As dietas tradicionais, segundo os estudos, têm eficácia a pequeno e médio prazo quanto à adesão do indivíduo que busca emagrecer, pois, chega um momento em que ele não aguenta mais seguir aquele planejamento alimentar, cansa, enjoa… isso porque não mudou sua mentalidade quanto aos pensamentos, sentimentos e hábitos de vida no seu mindset.

Simone Mattos – Foto: Andriex Querido

Qual a importância dos exercícios físicos no programa?
Total importância, pois se sabe que as modificações alimentares, tanto em quantidade, quanto em qualidade aceleram o processo de emagrecimento com a prática de exercícios estruturados, prescritos por profissionais do movimento. Os exercícios aliados a uma alimentação saudável liberam substâncias como as endorfinas, serotonina, dopamina que promovem alegria, disposição, bem-estar, foco e vitalidade, além de melhorar dores articulares e muitas dores, queixas comuns em indivíduos obesos. Por isso a importância de exercícios adequados a essa condição da obesidade, que é uma doença e um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, principalmente ocidental e cresce exponencialmente.

O que você diria para uma pessoa que está querendo iniciar uma mudança alimentar hoje?
Existem aspectos genéticos já bem documentados cientificamente que predispõem as pessoas a engordarem, seja acumulando mais gordura, seja sendo resistentes à prática de exercícios ou gastando menos energia. Mas a genética contribui 30% com o ganho de peso, o ambiente em que a pessoa vive, tanto interno (sua mentalidade, formas de pensar, crenças limitantes), quanto o externo (alimentação, vida social, trabalho, stress) que vão exercer maior influência no desenvolvimento da obesidade.
Sendo assim, é de fundamental importância unir o trabalho conjunto da mudança de mentalidade, alimentação e exercícios físicos para gerar um ciclo virtuoso de saúde física, mental e espiritual.

Que mensagem você deixaria para as mulheres nesse mês dedicado a elas com base em sua experiência profissional e de vida?
Eu já sofri muito na minha vida, já engordei, emagreci, tive uma separação muito triste, entrei em depressão, quebrei financeiramente, me reergui, várias batalhas… depois que comecei a entender como a nossa mente funciona e como ativar a lei da atração em nossas vidas, aprendi e apreendi em minha mente que tudo o que nós quisermos ser, criar, realizar e superar nós conseguimos com certeza absoluta! Mas para isso precisamos buscar ajuda e foi o que eu fiz. Sozinha não dá! E se conseguimos demora muito mais do que se realizarmos um processo de coaching, dependendo do objetivo de cada pessoa. Eu mesma tenho um coach para eu poder vencer meus desafios, porque desafios na vida, problemas, sempre virão, a diferença é que quando aprendemos as ferramentas certas para focar na solução e agirmos de forma assertiva e consciente tudo na vida se resolve. E tudo é baseado na construção do amor-próprio, aceitação e em vibrarmos em frequências emocionais de alegria, gratidão por tudo que tivemos, temos e teremos porque tudo é possível àquele de crê. Até na Bíblia encontramos diversas passagens que comprovam a Lei da Atração. Como diz em Provérbios, “aquilo que nós pensamos, assim nossa vida é”. Por isso, mulheres queridas, observem seus pensamentos, pois eles determinarão seus sentimentos e construirão seu futuro. O ponto de poder de mudança sempre é o agora e nunca o amanhã. Cuidem de seus pensamentos, de sua saúde, pratiquem o autocuidado, se sintam belas, valorizem suas qualidades ao invés de defeitos, se vistam como gostem, fiquem sempre cheirosas, se amem por você e não mais por ninguém, além de você. Somos fortes e poderosas, é só buscarmos isso em nós para alcançarmos nossa melhor versão.

Ficha Técnica
Fotos: Andriex Querido – Instagram: @andrieux.photography
Looks: Proposital Dia – Instagram: @proposital_dia / Manga Rosa – Instagram: @manga.rosaboutique
Acessórios: Patrícias Joias – Instagram: @patriciajoias
Beleza: Tom Carvalho – Instagram: @tommakeup_hair
Assessoria: Márcia Dornelles Comunicação
Agradecimento: @edsonburger

Back To Top
×Close search
Search