Estilo de vida, incentivo ao autocuidado, consultas regulares, quebra de tabus e informação são aliados…
Tricologista compartilha dicas de como manter os fios saudáveis no inverno
Dr. Baltazar Sanabria explica os motivos para fugir da água quente e de secadores, mesmo no frio
Com a chegada do inverno, os cuidados com o cabelo precisam ser redobrados. O frizz, ressecamento, quebra e falta de brilho são problemas constantes e característicos dessa época, porém, com as ações certas é possível manter a saúde capilar. Baltazar Sanabria, tricologista e especialista em transplante capilar, explica que nessa estação a utilização de secadores e chapinhas é exacerbada, assim, torna os fios sensíveis e propensos à quebra.
“O uso frequente de secadores de cabelo e chapinhas pode danificar os fios. Para minimizar esses danos, é recomendável utilizar produtos termoativos – que possuem substâncias nutritivas, que em associação ao calor, hidratam os cabelos, agindo de forma preventiva aos prejuízos que a exposição intensa a altas temperaturas pode causar – para proteger os cabelos antes do uso de ferramentas de calor e reduzir a temperatura dos aparelhos”, aconselha o médico.
A tendência ao banho quente também é um ponto de alerta, visto que a água quente pode prejudicar a saúde do cabelo. O tricologista explica que ela é a responsável por remover os óleos naturais do couro cabeludo, fazendo com que os fios fiquem ressecados e quebradiços e além disso, gera um aumento da produção sebácea, criando mais inflamação no couro cabeludo e produzindo mais caspas. Sendo assim, é recomendado evitar o uso de água muito quente e optar por temperaturas mornas ou frias ao lavar os cabelos no inverno.
O fundador do Centro de Restauração Capilar Sanabria, separou cinco práticas essenciais para manter as madeixas saudáveis, confira:
1 – Uso de máscaras capilares hidratantes
O cuidado com máscaras pode auxiliar na reposição de vitaminas e minerais – que ficam em falta devido à ausência de sol no couro cabeludo –. A falta de hidratação pode resultar em cabelos ressecados, quebradiços e sem vida. Por isso, é importante adotar uma rotina de cuidados que a inclua regularmente, para mantê-los saudáveis, brilhantes e bonitos.
2 – Evitar lavagens excessivas
Cada couro cabeludo requer um cuidado, no entanto, caso sinta que seu couro cabeludo está limpo não existe a necessidade de lavá-lo todos os dias, afinal, elimina a oleosidade natural que auxilia na nutrição dos fios.
3 – Ter uma alimentação rica em nutrientes
O consumo de legumes e vegetais são ótimos aliados para quem deseja ter um cabelo saudável, isso porque as carnes, leite, ovos e queijos podem contribuir para a produção de queratina, auxiliando no crescimento dos fios.
4 – Uma boa noite de descanso
O descanso noturno atua reduzindo as inflamações do couro cabeludo causadas pelo excesso de cortisol, hormônio do estresse. Durante o sono, o corpo passa por um processo de regeneração e reparação, o que inclui o crescimento e fortalecimento dos fios capilares. Se não dormimos o suficiente ou não mantemos uma rotina regular de sono, isso pode levar a um desequilíbrio hormonal e a uma queda de cabelo excessiva.
5 – Evitar a associação de químicas capilares
A utilização de químicas – para alisar ou descolorir os fios – é extremamente prejudicial, pois ocasiona a perda das proteínas e da resistência. Alguns produtos químicos, como o formol e o tioglicolato, podem causar danos irreversíveis aos fios e até mesmo levar à quebra de cabelo. Além disso, a sobrecarga de produtos químicos pode deixar os cabelos com aspecto quebradiço, seco e sem vida.
Ao seguir as recomendações é possível perceber a diferença no crescimento e na textura. Baltazar ressalta que essas práticas são válidas para evitar que os fios fiquem danificados e para tentar recuperar o cabelo que já está comprometido. “É importante ficar atento aos sinais que seu cabelo dá e agir de forma preventiva por meio de cuidados adequados como: hidratação regular, proteção térmica, uso de produtos para seu tipo de cabelo e evitar exposição excessiva ao frio”, conclui.