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Com mais de quatro décadas de atuação na moda, Sílvio de Araújo, estilista e produtor faz um panorama do mercado

Silvio começou sua carreira muito jovem, em meados dos anos 70, enfrentando muitos preconceitos, quebrando paradigmas e buscando se inserir no mercado como era possível, tendo em vista que é negro e homoafetivo. Oriundo de uma família humilde, de baixo poder aquisitivo, Silvio é ofilho caçula, tem mais duas irmãs, sua mãe era cozinheira e seu pai metalúrgico.

Naquela época não existia acesso fácil na palma da mão, através de um celular como é hoje. Para se informar a respeito do universo da moda, era preciso adquirir veículos impressos específicos,como revistas de moda, maquiagem e estilos contemporâneos, alta costura e desfiles do período.

Por não ter poder aquisitivo para consumir esses produtos específicos, Silvio explica que ia em salões de beleza, atelier da alta costura e se dispunha a atuar como voluntário para aprender e ter acesso a essas informações destinadas a um público seleto.

Naquele momento então Silvio começa a adquirir o conhecimento técnico e prático. Tendo contato com profissionais do meio, criando “networking”, e obtendo noções de maquiagem, estilo, alta-costura, moda e vivência com modelos que compõem esse universo tão fascinante.

Sua dedicação em aprender e dar início às suas próprias criações e estilos não demoram muito para serem notadas. Com um talento e a “expertise” notórios e bem acima da média, Silvio começou a ser convidado para produzir grandes eventos de moda. Ele explica que não existiam muitos profissionais qualificados para produzir um desfile de moda abrangente como um todo. Era preciso pensar no local, nos modelos, nas peças, na maquiagem, na divulgação, nos prazos e na proposta da marca. Raros profissionais realmente preparados e qualificados tinham essa polivalência e conseguiram alcançar o êxito em suas produções, com uma entrega satisfatória nos resultados, e ainda hoje são poucos aqueles que são referências neste segmento.

Com o passar dos anos Silvio foi consolidando sua carreira e seu nome, fez uma turnê pela Europa, em Milão, considerado o berço da moda, atuou pela América Latina, revelando e preparando modelos pelo mundo todo. São dezenas e centenas de modelos que seguiram carreira internacional por influência de Silvio, ele relata inclusive que conheceu a Gisele Bündchen, e produziu desfiles com a participação da top model no início de sua carreira.

Em seu portfólio estão presentes os principais eventos e marcas de moda do Brasil e do mundo, dentre eles: Paris Fashion Week; Milan Fashion Week; London Fashion Week; São Paulo Fashion Week; Milan Fashion Week; entre outros. E por consequente as principais marcas do Brasil e do mundo, dentre elas: Yves Saint Laurent (YSL); Dior; Prada; Burberry; Cartier; Rolex; Chanel; Gucci; Hermès; Louis Vuitton; Zara, Daslu; Versace; Vivara, Riachuelo entre outras…

Em bastidores Silvio revela que tem muitas histórias para contar de grandes modelos, estilistas e desfiles, algo que daria uma extensa biografia e com certeza seria um “best seller” em vendas. Com memórias, fatos, acontecimentos e mudanças que poucos sabem e viveram “em bastidores” para contar, enaltece Silvio, que está aberto a propostas das editoras, que tenham interesse em publicar, conclama ele.

Hoje com 62 anos, o agente de moda, estilista e produtor, Silvio de Araújo atua mais como coaching e digital influencer deste setor. Atualmente é um ícone profissional, com reconhecimento internacional. Acompanhou e vivenciou as profundas mudanças desse meio em um período glorioso, tem muitas memórias e história para contar e que não quer levar para o caixão. Ele avalia que é preciso deixar um acervo cultural para as futuras gerações, com aqueles que viveram esse universo e acompanharam de perto as profundas mudanças ocorridas e que vislumbram um futuro promissor e exigente para aqueles que possuem o real talento de atuar na área.
Hoje ele presta consultoria, dá palestras sobre a área, assessora alguns modelos, que ele julga ter “feeling” para a profissão e admite que é um meio cada vez mais disputado, onde os melhores e mais preparados se sobressaem. A relação oferta e demanda mudou muito e embora o setor tenha registrado um faturamento anual na ordem de R$ 208 bilhões, segundo a estimativa do economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), muitos optam pelo preço e não pela qualidade, o que influencia diretamente na marca, compromete a entrega positiva de resultados e muitas das vezes se torna contraproducente, “um tiro no pé”, avalia ele.
Silvio se coloca à disposição de modelos, profissionais da moda como um todo para dar dicas e orientar a respeito deste universo promissor, mais exigente.

Texto: Jornalista: Leonardo Torres / assessoria de imprensa

Foto: Arquivo pessoal

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