Dra. Eliane Pupin: Potencializando a Imunidade
DRA. ELIANE LAMAR PUPIN (CRM 5229967-5)
Conversamos com a Dra Eliane Pupin, com 43 anos de formada e no exercício da Endocrinologia de base, nutrologia, vulgo medicina ortomolecular,clinica médica e medicina estética há mais de 25 anos. Uma das primeras a usar o ácido hialurônico,artecol,ácido polilctico exemplo e o Sculptra,todos preenchedores e bioestimuladores de colágeno. Iniciou primeiramente no Brasil com a técnica de Mesolifing que é micropuntura de substâncias estimuladores de colageno com o objetivo principal de melhorar o viço da pele sem muita agressão. Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, da Sociedade Brasileira de Intradermoterapia (mesoterapia), da Sociedade Francesa de Intradermoterapia, Membro da Sociedade de Medicina Estética da Regional Rio, membro da Academia Americana Internacional Anti-aging, formada pelo Curso de Intradermoterapia com Jacques Le Coz, de Paris. Eliane Lamar Pupin é uma das maiores autoridades no assunto Medicina Preventiva do Brasil.
Dra. qual o maior desafio que a medicina está enfrentando hoje?
O maior desafio da medicina hoje é manter o objetivo maior que é salvar vidas com etica, ciência e humanização
Quais são os tratamentos preventivos que a senhora considera indispensáveis para saúde das mulheres acima de 50?
Valorizo muito o prevenir, é melhor que remediar. A mulher independente da idade deve estar atenta sempre a quaisquer sinais de mudança em seu corpo. Nas mulheres acima de 50 anos, em que as mudanças hormonais já começaram a se instalar é primordial ter um olhar mais amplo em relação a si mesmo.Procurar fazer exames de rotina com médico(a) de visão holística e que possa intervir precocemente nas mudanças que ocorrem na pele,sono,humor,sistema digestivo,etc.
Por que há tanta polêmica em torno do tratamento precoce com relação ao Covid?
A doença como qualquer outra, tem que ser tratada com respeito, mas infelizmente também está sendo usada para fins políticos e não científicos. Quando tratamos um câncer, uma doença degenerativa cerebral, uma doença infecciosa ou até um acidente vascular cerebral, sabemos que quanto mais precoce intervirmos, maior a chance de sobrevida e principalmente minimizaça das sequelas.Temos que usar todas as alternativas médicas desde que não traga prejuizo ao paciente para atingir o objetivo maior do médico, que é salvar vidas e minimizar o sofrimento. Portanto não caberia neste momento polêmica em torno da autonômia médica.
O que a medicina ortomolecular pode oferecer para aumento da imunidade?
A nutrologia mais conhecida como medicina ortomolecular, trabalha com a bioquímica e nutrição celular procurando sempre se somar aos tratamentos tradicionais, e inclusive aumentando a imunidade individualizada a cada doença ou pré disposição genética especifica.
Hoje sabemos o quanto várias vitaminas, aminoácidos, enzimas,probióticos, usados em doses adequadas e individualizadas ajudam a aumentar a força tarefa de nos defender melhor de várias doenças e consequentemente atingirmos uma melhor qualidade de vida.
Quais os tratamentos não invasivos que a sra considera mais eficazes contra flacidez da pele e rejuvenescimento da face?
Acredito apenas em técnicas que utilizo há mais de 25 anos para tratar e rejuvenescer um tecido. O tratamento tem que ser feito concomitantemente de dentro para fora para ter um resultado mais satisfatório.
Entre os tratamentos que mais utilizo para este fim com ótimos resultados estão o mesolifting,intradermoterapia com bioestimuladores de colágeno, sculpter que ajuda a aproximar a pele do músculo com contrações e isométricas e atrave de aparelho suíço.

Mitos e Verdades
Botox prejudicar a saúde?
A toxina botulinica é usada ha mais de 20 anos para fins estéticos, atenuando rugas de expressão e também para fins fisiátricos, ajudando a relaxar a musculatura em sequelas de paralisia facial e cerebral, portanto depende das mãos que a usam. Em mais de 30 anos de prática com a toxina botulinica nunca tive qualquer problema. É sempre bom lembrar que o objetivo do uso é de dar leveza na aparência, atenuar marcas de expressão e não tirar rugas.
Cafézinho faz mal?
O café quando usado de maneira adequada nos ajuda a produzir neurotransmissores como a dopamina, nos dando ânimo e foco, mas se essa pessoa tiver muita dopamina ou qualquer condição médica que impossibilite o uso, temos que ter cuidado.
Insônia na menopausa?
A menopausa e um período crítico nas mulheres por uma série de quedas hormonais que não se limitam estrogênio que favorece o aparecimento dos fogachos em algumas.mulheres, como a queda da progesterona. Já alguns sintomas como a insônia ou interrupção constante do sono, podemos detectar através de exames laboratoriais e vendo a história clinica da paciente e fazermos a modulação hormonal de base com produtos intradérmicos que possuem a molecula semelhante ao nosso hormônio fisiológico.
Devemos ter sempre em mente que não é uma reposição e sim modulação, que vai depender de vários critérios para essa escolha de nós, médicos, que temos como objetivo principal melhorar a qualidade de vida de quem nos procura, assim melhorando não só o sono mas qualidade da pele,cabelos ,libido e principalmente o emocional.