Samara Vanziler, A Miss Acre Terra 2023 fala de seu mestrado na área de saúde animal
Conversamos com a Miss Terra Acre 2023, Samara Vanziler, que nos contou um pouco de sua carreira profissional e no mundo Miss e ainda falou de suas raizes indígenas, viagens pelo mundo e sobre seu mestrado em sanidade animal.
Confiram !
1-Samara você acaba de terminar mais uma nova fase de sua capacitação profissional, conta pra gente?
Sim me tornei Mestre em sanidade e produção animal. Pretendo seguir medicina e encerrar doutorado na mesma. O mundo miss tem me feito novos convites se eu me identificar com o concurso assim como me identifiquei como miss Terra, provavelmente estarei me preparando a isso, mas nada me impedirá de seguir a minha profissão.
2-Como surgiu a oportunidade de você se tornar Miss Terra Acre 2023 ?
O convite por coordenadores de concursos desde que comecei a desfilar, porém eu não me via tão capaz de ser miss e pausei para estudar a biologia, não pensava em novamente recomeçar o mundo da moda até que lançaram um concurso totalmente voltado para a defesa do assunto que amo que é o ambiente, então eu me interessei, e como já havia estudado inglês, feito aula de passarela e viajado por 24 países, me senti bem mais capaz para concorrer e então fui aclamada com muito orgulho de onde venho e quero muito lançar projetos futuramente.
3- Seu estado é considerado uma terra onde se cultiva medicinas sagradas e histórias de lutas, de que forma você expressa esta cultura como representante do Acre para o Brasil ?
Hoje, eu sou muito grata (Haux na língua indígena) porque me reencontrei através das medicinas, sempre prezo por defender isso, no uso de Ayahuasca, rapé, sananga, kambô, uma vez que tenha um objetivo, não sou a favor do consumo corriqueiro somente por usar. O que eu tenho a dizer é : Mentalize você no seu melhor, use o que sua fé lhe permite e se você não se deu bem com o uso deixe que cada um embarque na sua própria experiência.
A cultura indígena nos recebe sempre de portas abertas, a aldeia caucho localizada em Tarauacá conta com uma estrutura para receber hóspedes e pessoas interessadas, penso que dessa forma o Brasil e o mundo podem conhecer o ecoturismo ligado a uso de medicinas.
4- Você é Miss,bióloga, engenheira e gosta de astrologia como equilibra esta mistura ?
Como Miss Terra eu acredito nas forças que regem a criação o universo e que delas podemos aproveitar afim de preservá-la, a engenheira em genética, me faz utilizar as técnicas de melhoria e atualmente mestranda em produção e sanidade animal estudando análises da segurança alimentar uma vez que a mistura disso tudo nos permite alinhar com a pseudociência astrológica. Eu uma mera virginiana tenho gosto por perfeccionismo e isso tudo se liga ao meu desejo de explorar e analisar o universo, numa totalidade, acreditando numa força maior em todas as áreas como bem comum.
5- Viajante em potencial você já conhece quase o Brasil inteiro, conta como é este lado aventureira ?
Aos 12 anos de idade, eu viajava para visitar meus avós nas férias, lembro segurando nas mãos da aeromoça e chegando até o meu avô apesar de ser a última vez que o vi, foi algo que me fez começar muito cedo a explorar o universo. Desde então comecei a viajar, sempre tive amigas mais velhas que assumiam a responsabilidade enquanto eu era de menor, quando fiquei maior de idade, nada mais me parava, conheci o Brasil e o mundo. E eu confesso deve ser uma compulsão pelo novo para abraçar o desconhecido enquanto sinto a vida. Faço parte da ideia de que, o mundo é para ser explorado, faça o que tiver vontade. Não vou negar que isso custa caro, saudades da família, perder algumas datas comemorativas e o tempo vai passando, mas isso é algo que podemos superar e nos tornar mais forte para a vida
6- Como foi a sua participação no Concurso Miss Brasil Terra 2023 ?
Após 10 anos retomar ao palco e sentir que estava ali para que pudesse representar o norte do Brasil foi muito orgulho, ver o quanto progredi, encarei o medo, o tremelique e me doei ao momento, fiquei orgulhosa de ver que o projeto Novo Rio , seria algo possível em São Paulo e no mundo, levar isso para o meu estado, levar isso as pessoas, conhecer pessoas encantadoras e me sentir acolhida todos os dias por uma equipe que se preocupa com você realmente. Tive uma mudança por dentro, me tornei mais atenciosa, vi que não posso ficar irritada com fome, porque durante os ensaios demorávamos a nos alimentar e isso me ajudou em muitas situações na rotina.
7- Como é sua rotina de cuidados, atividades físicas, dietas, o que vc faz pra ficar em forma ?
Geralmente tenho uma rotina de viagem, então sou amante de uma boa “necessaire “ e no caso separo uma de higiene para o banho que é sabonete de glicerina, esfoliante, logo após uma boa rotina de limpeza, tonico facial, booster, hidratante e a bolsinha de depilação. Faço musculação de 3 a 4x por semana, faço yoga, alongamento. Eu confesso que tenho uma genética incrível, me alimento como um Dino, porém acompanhada por nutricionista, dieta conforme o que gosto de comer. Tudo é um equilíbrio, ame seu corpo, você precisa pensar no que vai ingerir e que aquilo pode te fazer muito bem, te deixar leve e produtivo. Não gosto muito de doces então isso me salva das tentações, café sem açúcar é só acostumar… agora a coca cola, uso a zero, porque foi o jeito haha…
8- Como é sua espiritualidade, sua conexão com Deus?
Todos os dias eu medito para agradecer ao acordar e antes de dormir, isso faz uma diferença grande, ser grato. A força que nos rege nesse universo é algo que você precisa descobrir e sentir! Todos viemos para um propósito e a melhor coisa é sentir que Deus está ao seu lado independente do momento que ele permite tanto coisas ruins ou boas. Acredito que ele está em tudo e que tudo nos conecta a força superior Deus.
9- Que mensagem você deixa para as meninas que sonham ser Miss ?
O sonhar nos mantém vivos e é algo que só você pode fazer por você mesma, então estude idiomas, passarela que são disciplinas necessárias para alguém do mundo miss! Seja humilde para reconhecer seus erros, agradecer a todos a sua volta, dar o seu melhor em tudo que fizer.
10- Que balanço você faz do seu reinado como Miss até o momento ?
Passando pelo processo, construção e gratidão.
O processo por ter corrido atrás de tudo e em um mês me tornei miss, onde foi construtivo eu pude fazer do concurso um momento para dar um up nos meus projetos, principalmente o ambiental que eu estava querendo fazia um tempo e precisava de uma grande influência e orientação. Ainda estou falhando por não conseguir me manter muito tempo no estado, mas irei fazer o meu melhor para que o reinado seja digno de uma miss bióloga.
FOTOS
@fernando Menezes e @Ryana Glenda.