Premiado espetáculo “O Veneno do Teatro” chega a Uberlândia

Osmar Prado retorna ao teatro com espetáculo de suspense ao lado de Maurício Machado.

Depois de 10 anos afastado dos palcos, Osmar Prado está de volta em “O Veneno do Teatro”, um grande sucesso de público e crítica em texto clássico e contundente do espanhol Rodolf Sirera, um dos dramaturgos contemporâneos de maior renome na Europa. O espetáculo entra em cartaz de 09 a 11 de maio, no Teatro Municipal de Uberlândia, com sessões às 20h na sexta e no sábado e às 18h no domingo, ingressos aqui.

O Veneno do Teatro” é um suspense surpreendente, dirigido por Eduardo Figueiredo, onde um ator chamado Gabriel de Beaumont (Machado) é convidado por um excêntrico Marquês (Prado) para interpretar uma peça teatral de sua autoria. No encontro, o Marquês, por meio de um jogo psicológico, passa a controlar o ator.

Depois de muitas surpresas no decorrer do espetáculo, o Marquês revela-se um psicopata capaz de qualquer coisa para atingir seu objetivo. “Tenho orgulho de fazer o marquês, o psicopata, porque ele é o poder absoluto. Então, eu faço o poder absoluto”, apontou Osmar Prado reconhecendo a importância de trazer ao público um personagem com essas características.

O texto propõe uma reflexão pertinente sobre a ética, estética, as máscaras das convenções sociais, o jogo do poder, em suma, a necessidade de autoconhecimento tão latente em todos nós, dentro dos limites da realidade e da ficção. “É um texto que é um presente para nós, mas, acima de tudo, um presente para o público que ama teatro, e que vai ficar em dúvida se tudo aquilo também é realidade ou ficção”, celebrou Maurício Machado.

A peça foi escrita na década de setenta após a ditadura de Franco no início do processo democrático na Espanha e se passa na França em 1784, pré-revolução francesa, ressaltando o período neoclassicista. Em nossa nova versão brasileira, assume uma postura atemporal, inspirado na década de 20 em Paris.

Para intensificar o clima de suspense, a trilha sonora é executada ao vivo pelo violoncelista Matias Roque Fideles, com direção musical de Guga Stroeter.

“O Veneno do Teatro” já passou por diversas capitais como: Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Belém, Porto Alegre e Florianópolis, sempre com casas lotadas e com sessões extras. Apresentou temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro, com sucesso de público e crítica. Já foi visto por mais de 60 mil pessoas e superou a marca de mais de 100 apresentações.

Serviço
O Veneno do Teatro
Datas: 09, 10 e 11 de maio de 2025
Horários: Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 18h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:
Ingressos, com valores entre R$42,00 e R$100,00
– Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20171124173814
– Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 13h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Duração: 70 minutos
Gênero: Suspense
Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica:
Texto: Rodolf Sirera
Tradução: Hugo Coelho
Direção: Eduardo Figueiredo
Elenco: Osmar Prado e Maurício Machado
Músico: Matias Roque Fideles
Direção Musical e Trilha: Guga Stroeter
Assistente de Direção Musical e Trilha: Pedro Pedrosa
Cenário e figurinos: Kleber Montanheiro
Desenho de Luz: Paulo Denizot
Desenho de som: Anderson Moura
Fotografias divulgação: Priscila Prade
Programação Visual: Raquel Alvarenga
Assistente de Direção: Gabriel Albuquerque
Camareira: Charlene Soares
Técnico de Som: Henrique Berrocal
Técnico de luz: Lucas Andrade
Contrarregra: Rodrigo Bella Dona
Cenotécnico: Evandro Carretero
Administrador: Marcelo Vieira
Produção Executiva: Paulo Travassos
Assistente de Produção: Renan Correia
Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Financeiro: Thais Vasconcellos
Leis de Incentivo: Renata Vieira
Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães